Revista Espaço

Número actual

Publicado July 3, 2025
Espaço 62

Dando continuidade à série de edições temáticas da Revista Espaço, que destacam propostas e experiências pedagógicas voltadas ao ensino bilíngue de surdos nas diversas áreas do conhecimento, temos a satisfação de apresentar o número 62, dedicado ao ensino de História, Geografia, Filosofia e Sociologia.

Esta edição reúne artigos que dialogam com os desafios e possibilidades do ensino das Ciências Humanas para estudantes surdos, apresentando experiências em escolas inclusivas, bilíngues e em diferentes contextos do país. Os autores compartilham práticas e reflexões que evidenciam o protagonismo surdo, a potência da Libras como língua de instrução e as contribuições de metodologias visuais e acessíveis.

Além do dossiê temático, a edição traz textos sobre o letramento acadêmico de estudantes surdos, o ensino de Português como segunda língua, a presença das línguas de sinais na educação infantil e reflexões sobre o desenvolvimento linguístico e identitário de crianças e jovens surdos. A seção “Arte e Cultura Surda” segue valorizando a produção artística e cultural surda.

Ao reunir pesquisas e práticas que atravessam o cotidiano escolar, o ativismo surdo e o campo das políticas públicas, a Revista Espaço reafirma seu compromisso com a difusão de conhecimentos voltados a uma educação mais justa, plural e inclusiva.

Desejamos a todas e todos uma excelente leitura!

Arte e Cultura Surda

244-248
ARTE E CULTURA SURDA
PDF (Portugués)
Ver todos los números