Resumen
O trabalho apresentado neste artigo mostra as possibilidades de criar literatura em Libras para crianças na fase de alfabetização emergente, seguindo as normas literárias da comunidade surda. Pesquisas na literatura surda, na aquisição de língua e na pedagogia mostram a importância para as crianças pequenas do contato com a literatura adequada para apoiar o seu desenvolvimento físico, social, linguístico e emocional. Descrevemos a situação atual no Brasil em relação à disponibilidade de recursos para professores, pais e outros oferecerem às crianças surdas, concluindo que ainda são escassos e existem apenas em alguns gêneros de literatura infantil. Descrevemos um projeto em que criamos narrativas originais em Libras, baseadas na estrutura de Libras, focando nas configurações de mão. Destacamos a importância do conteúdo das narrativas, da estrutura linguística (inclusive dos elementos do humor) e das imagens. Criadas e contadas por adultos surdos, elas mostram a cultura surda para os pequenos surdos.
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Derechos de autor 2022 Revista Espaço