Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem para Alfabetização de Crianças Surdas
PDF

Palavras-chave

Alfabetização
letramentos
Objetos de Aprendizagem
tecnologias na educação
Surdez
Libras

Resumo

Esta pesquisa busca descrever as expe-riências vivenciadas por Surdos sinali-zadores na sua interação com um re-curso digital, desenvolvido a partir de um software livre. Haja vista a singula-ridade linguística de alunos Surdos sinalizadores, cuja Língua Brasileira de Sinais (Libras) é oficialmente reconhecida como primeira língua através da Lei nº 10.436/2002 e do Decreto nº 5.626/2005 e pela consequente com-plexidade na apropriação da língua portuguesa escrita por esses alunos (que ocorrerá como segunda língua, considerando-se que a Libras (L1) é uma língua na modalidade visuogestual e a língua portuguesa (L2) é oralauditiva), foi desenvolvido um objeto de aprendizagem (OA), entendido co-mo um recurso digital que pode ser reutilizado como apoio à aprendizagem.

PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Revista Espaço