CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA PARA FAVORECER O PROCESSO DE ENSINO DA QUÍMICA AOS SURDOS MEDIADO PELA PEDAGOGIA VISUAL
PDF (Portugués)

Palabras clave

Inclusão
Ensino de Química
Multimídia
Surdos
Ensino Superior

Resumen

Analisamos neste trabalho como a aprendizagem multimídia pode favorecer o ensino de Química a estudantes Surdos, apartir da perspectiva da Pedagogia Visual. Partindo desse pressuposto, usamos como marco teórico elementos da Teoria da Aprendizagem Multimídia, em diálogo com os princípios do ensino de Química para Surdos, associados à função dos gestos docente no processo instrucional. Para tanto, adotamos uma abordagem qualitativa, baseada na análise de um episódio da disciplina Química Fundamental ofertada em uma Instituição Federal, com um espaço inclusivo para surdos. As interações foram analisadas com base em sequências discursivas e gestos pedagógicos intencionais da docente. Os resultados evidenciaram que a integração de diferentes mídias visuais, associadas à Libras e às ações gestuais docente, contribuíram para atribuir sentido ao conteúdo químico estudado. Entretanto, verificamos que essa relação pode levar à sobrecarga cognitiva, demandando planejamento para favorecer acessibilidade linguística e o ensino mediado pela aprendizagem multimídia, pautada na visualidade.

PDF (Portugués)