Resumen
Este trabalho fornece um enquadramento teórico sobre temas aplicáveis em ambientes escolares inclusivos para alunos surdos, abordando o impacto e a importância da matemática na vida quotidiana, a aplicação de recursos pedagógicos visuais e dinâmicos no ensinar a aprender matemática – recorrendo a curtas-metragens, documentários, videojogos. Aborda a forma como a mente humana, especialmente em crianças surdas, desenvolve a competência matemática. Além disso, destaca a necessidade de formação avançada para professores e educadores sobre o desenvolvimento da competência matemática em crianças surdas e ouvintes, abordando os fatores cognitivos e não cognitivos que afetam o desempenho matemático. Termina com a apresentação de um estudo empírico sobre o potencial do videojogo educacional inclusivo “Planeta em Perigo: Uma Aventura Espacial”, desenvolvido com o objetivo de promover habilidades numéricas em crianças surdas (e ouvintes) e na identificação das estratégias de resolução de problemas utilizadas por cada participante no estudo. O videojogo “Planeta em Perigo: Uma Aventura Espacial” pode assim facilitar a criação de programas de apoio personalizados para cada estudante.