Iniciamos, com esse número 61 da Revista Espaço, uma série de publicações, organizadas por áreas do conhecimento, nas quais pesquisadores de todo o país e mesmo estrangeiros apresentam e discutem propostas de ensino bilíngue de surdos associadas às diversas disciplinas que compõem sobretudo o currículo da Educação Básica.
O presente número, que inaugura essa série da Revista Espaço, traz um dossiê dedicado ao ensino de Matemática para e com estudantes surdos.
Além desse dossiê, o leitor encontrará um artigo com reflexões acerca da leitura para crianças surdas e outro que enfoca a análise discursiva acerca das nomeações do sujeito-surdo na legislação brasileira. Na sequência, temos a divulgação de uma dissertação de mestrado na área de lexicografia bilíngue (Libras- Língua Portuguesa); a seguir uma interessante nota sobre exercícios de matemática do ano de 1939, oriunda do Acervo Histórico do INES, e a Seção Arte e Cultura Surda em que apresentamos um artista surdo com seu trabalho como diretor cinematográfico, fotógrafo, roteirista e produtor.
Desejamos a todas e todos uma ótima leitura!