ETNOMATEMÁTICA SURDA: UMA ANÁLISE DE REGISTROS SOBRE PRÁTICAS DOCENTES DE MATEMÁTICA
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Palavras-chave

Etnomatemática; Educação de surdos; Educação Matemática; Língua de Sinais.

Resumo

Neste trabalho, apresento um recorte de minha Tese (Alberton, 2021), na qual tive por objetivo analisar os discursos de professores de Matemática na perspectiva de Etnomatemática Surda. Mostro o conceito  “Etnomatemática Surda”, valorizando a construção dos conhecimentos matemáticos em comunidades surdas, articulada à experiência visual e à língua de sinais. Foi desenvolvido o projeto de extensão Educação Matemática para Surdos, realizado em duas edições, com professores de surdos. As análises foram feitas a partir da noção de discurso desenvolvida por Michel Foucault. Foi possível reconhecer a Etnomatemática Surda a partir de narrativas que evidenciam a valorização das questões culturais na produção do conhecimento matemático. Como resultado, apresento excertos das narrativas dos professores, nos quais foi recorrente a fala sobre a importância da experiência visual dos alunos surdos e da língua de sinais na construção do conhecimento matemático. 

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