A Visualização no Ensino de Matemática
PDF (Portugués)

Palabras clave

Visualização em Educação Matemática
Educação Matemática e Educação de Surdos
Ensino e Aprendizagem de Matemática
Educação Matemática e Inclusão

Resumen

O eixo central da pesquisa surgiu da necessidade de dirigir o olhar ao cenário que compõe o contexto da escola inclusiva, para investigar de que forma a vísualidade da pessoa surda pode contribuir para o ensino e aprendizagem de matemática. A pesquisa tem como referencial teórico a educação escolar inclusiva. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, e os dados foram obtidos a partir de uma intervenção realizada em uma escola da rede pública de ensino da cidade de Rio Clarc /Sl; com oito alunos surdos usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), matriculados no 5º ano do ensino fundamental. O registro dos dados se deu a partir de registros em caderno de campo e filmagens das atividades desenvolvidas. Houve também entrevistas com pais, alunos, professora e intérprete, com o intuito de coletar algumas informações sobre a história de cada aluno.

PDF (Portugués)
Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Derechos de autor 2020 Revista Espaço