Resumo
O presente artigo apresenta resultados obtidos na pesquisa sobre produções culturais surdas no contexto da educação bilíngue, desenvolvida por pesquisadoras do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos – GIPES. Ao tomar a educação de surdos e seus contornos como objeto e foco desta pesquisa, compreendemo-la como um campo discursivo que mobiliza diferentes significações em torno de temáticas como cultura surda, produção de subjetividades surdas, experiência visual, artefatos da cultura surda, currículo escolar, espaços de ensino-aprendizagem e língua de sinais. Interessa-nos analisar a situação do contexto cultural e linguístico das escolas específicas de surdos no que tange às questões da matrícula dos alunos surdos nas escolas específicas do Rio Grande do Sul, bem como, atentar às diferentes formas como as noções de cultura surda vêm sendo articuladas à educação bilingue no contexto das escolas de surdos investigadas.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Revista Espaço