Resumo
Um dos grandes desafios da Educação Científica voltada aos Surdos e Surdocegos situa-se na lacuna terminológica relativa aos sinais-termos em Libras, uma vez que na ausência de léxicos especializados, o entendimento e a consequente apropriação conceitual podem ser comprometidos. Diante de tal incipiência e objetivando contribuir para a expansão léxica da Libras, com o registro e a difusão de novos sinais-termos na área das Ciências, este trabalho apresenta propostas terminológicas concernentes ao conceito de Energia e seus derivados. Para serem melhor conhecidos, compreendidos e documentados, os sinais-termos inicialmente tiveram seus conceitos descritos em português, com as explicações das representações em Libras e das opções morfológicas utilizadas,
associando-os às respectivas configurações de mão. As propostas exibidas foram desenvolvidas por uma equipe que possui domínio da Libras e formação em Química, acompanhadas e analisadas por um graduando Surdo da área de Ciências Exatas, com aderência e conhecimentos sobre o assunto em estudo.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2022 Revista Espaço