NOSSA COR: O ENCONTRO COM HUMANÆ E ANGÉLICA DASS
PDF (Portugués)

Palabras clave

Arte; Cor; Identidade; Comunidade; Educação com surdos.

Resumen

Apresenta-se um relato afetivo e visual sobre projetos artísticos realizados pelo Núcleo de Artes do Instituto Nacional de  Educação de Surdos (INES) baseado, sobretudo, na experiência vivenciada com a artista Angélica Dass na instituição. Os  resultados materiais foram: um vídeo com imagens do processo, no qual a letra da música Nossa cor, na edição, traz mais 
uma camada de significado; a pintura de um mural no pátio do INES e a confecção coletiva de um painel de autorretratos  dos alunos. Além da materialidade, a experiência possibilitou a vivência de uma pedagogia da autonomia, refletindo e  transformando os agentes envolvidos a partir da perspectiva dialógica, coletiva e de empoderamento identitário surdo e 
discussões acerca do racismo na busca de ações afirmativas para combatê-lo.

PDF (Portugués)