O Ensino de uma Língua Escrita a Alunos Surdos Exemplo de uma Atividade Pedagógica Baseada no Gênero Textual
PDF (Portugués)

Palabras clave

Surdos
Língua
Pedagogia
Gênero
Texto

Resumen

Apresenta-se uma atividade pegagógica para alunos surdos tendo por base quatro conceitos fundamentais que devemos ter em conta quando trabalhamos uma língua em sala de aula com esses alunos: a distinção entre a modalidade escrita e a modalidade oral numa mesma língua; a noção de que os alunos surdos em contexto bilíngue aprendem duas línguas em duas modalidades diferentes, por regra, a sua língua gestual, que corresponde a uma modalidade oral, e a língua primeira da comunidade envolvente, na modalidade escrita; a visão da língua como algo que utiliza-mos sempre com propósitos comunicativos em contexto sociocultural; e, finalmente, que, dentro da escola, utilizamos sobretudo textos escritos paraalcançar esses objetivos. Os textos escritos organizam-se por padrões, podendo por isso ser categorizados em gêneros. Conhecer o processo de construção destes gêneros pode ajudar os alunos surdos a melhorar o seu desempenho na língua escrita.

PDF (Portugués)
Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Derechos de autor 2020 Revista Espaço