EXPLORANDO OS MISTÉRIOS DO CORPO HUMANO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE: PRÁTICAS EXITOSAS NO ENSINO DO CORPO HUMANO PARA ESTUDANTES SURDOS
PDF

Palavras-chave

Estratégias pedagógicas; Surdos; Aprendizagem; Corpo humano

Resumo

O artigo propõe investigar o ensino do corpo humano para estudantes surdos por meio do bilinguismo,  utilizando aulas experienciais, atividades de pesquisa e a confecção de um livro ilustrado. Destaca-se a  importância da educação bilíngue, com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua de instrução  e a Língua portuguesa escrita como segunda língua, para promover uma aprendizagem significativa. O  relato busca apresentar as estratégias pedagógicas utilizadas, visando uma compreensão mais profunda e eficaz dos sistemas corporais pelos estudantes surdos. Através de aulas experienciais, atividades de  pesquisa e confecção de um livro ilustrado, busca-se proporcionar uma aprendizagem mais eficaz e  inclusiva, respeitando as identidades linguísticas e culturais dos alunos. Espera-se contribuir para o  avanço da educação bilíngue de surdos e promover práticas pedagógicas mais equitativas, valorizando a diversidade linguística e cultural.

PDF