Ensino da Língua Gestual Portuguesa Como Primeira Língua a Surdos
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Palavras-chave

Língua de Sinais
Currículo
Educação dos Surdos

Resumo

Em Portugal, a educação bilíngue iniciou nas escolas com alunos surdos, a partir de 1997. Porém, só se consolidou dez anos mais tarde, com a formalização do ensino da Língua Gestual Portuguesa (LGP) e da Língua Portuguesa (LP), respetivamente como primeira e segunda língua destes alunos. A nova legislação procurou ainda que tais premissas se tornassem transver-sais a todo o processo de ensino-aprendizagem. A introdução do programa curricular de LGP, em 2008, representou um passo fundamental na escolarização dos surdos, com o principal objetivo de uniformizar o seu ensino. Ao introduzir a LGP de forma sistematizada, quis-se de-senvolver não só as competências linguísti-cas dos alunos surdos, mas também uma identidade mais definida e equilibrada, melhorando a sua autoestima e o seu au-toconceito. Esse currículo original está dividido nas quatro áreas nucleares das competências essenciais a adquirir na lín-gua materna: interação, literacia, estudo da língua e comunidade cultural.

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