Nos jardins do CAS
PDF

Palavras-chave

Libras. Jardins. Educação Ambiental. Educação Infantil. Natureza.

Resumo

A infância é o momento mais marcante quanto ao desenvolvimento motor e cognitivo do ser humano e, por isso, é tão importante tratá-la com respeito e cuidado. Visando uma aprendizagem significativa com base na equidade e foco no conhecimento de mundo, organizou-se um projeto intitulado “Nos Jardins do CAS”, no CAS Mossoró, com nove crianças Surdas na faixa etária entre 4 e 12 anos, que tiveram a oportunidade de conhecer os componentes da fauna e flora locais, suas interações intra e interespecíficas, os impactos dos mesmos no meio ambiente e o papel de cada um dentro dos muros do CAS. A condução do projeto teve início em maio do corrente ano. As crianças foram apresentadas a insetos, aracnídeos, répteis, aves e plantas, observando seu modo de vida, hábitos e peculiaridades. Puderam construir modelos didáticos que as ajudaram na compreensão de conceitos como metamorfose e fotossíntese. Houve o plantio de grãos de feijão, a princípio em copos com  algodão e, posterior- mente, em uma mistura de areia e esterco. Tais plantas foram regadas periodicamente para observação do crescimento e desenvolvimento das mesmas, além de um comparativo relativo à quantidade de água a qual elas eram submetidas. Houve a produção de cartazes e outros instrumentos pedagógicos por meio das próprias crianças, que puderam materializar o conhecimento adquirido através de imagens e palavras escritas na Língua Portuguesa (L2). Por fim, foram gravados vídeos onde as crianças explicam o que aprenderam, seja em relação ao conteúdo ou aos sinais de Libras.

PDF