Sobre a Revista

Criada em 2000, a revista Arqueiro é uma publicação semestral do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES, divulgada nas versões impressa e on line. Desde sua criação, o principal foco de atuação vem sendo a divulgação de experiências práticas dos profissionais ligados à área de educação de surdos e/ou afins.

Com o intuito de ampliar o leque de abordagens e, dessa forma, refletir sobre as importantes mudanças que vem ocorrendo no panorama da educação de surdos no Brasil, a revista, antes restrita à divulgação prioritária das experiências desenvolvidas no INES, foi reformulada, passando a ter como principais objetivos a parceria e interlocução com colaboradores de todas as partes do Brasil e do exterior, interessados em divulgar questões que envolvam aspectos políticos, econômicos, culturais e educacionais que dizem respeito aos sujeitos surdos.

Dessa forma, destacam-se abordagens teóricas e práticas pedagógicas sobre o ensino-aprendizagem de diversas áreas e disciplinas que dialogam nos diferentes níveis de ensino: da Educação Básica ao Ensino Superior. Dentre as experiências de ensino, destacam-se a apresentação e divulgação de relatos de experiências docentes em sala de aula e de profissionais ligados à área da surdez (pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, tradutores-intérpretes, etc). Busca-se também divulgar contribuições da práxis profissional voltadas à formação inicial e continuada de professores e coordenadores que atuam ou pretendem atuar nessa área.

A revista publica artigos e relatos de experiências cujo foco esteja direcionado para a área da surdez. A língua predominante para publicação é a língua portuguesa, podendo o comitê editorial, eventualmente, trazer uma contribuição em outro idioma. Todos os trabalhos devem conter resumos em português e em inglês e devem seguir as normas estabelecidas pela revista.

A revista aceita somente contribuições inéditas, não submetidas concomitantemente a outros periódicos de publicação.

As ideias, os conceitos e a veracidade das informações e das citações são de exclusiva responsabilidade dos autores.