Narrativas das professoras do atendimento educacional especializado bilíngue – (AEEb) em um contexto bilíngue de educação no CAP/INES.
PDF

Palavras-chave

Narrativas; Atendimento Educacional Especializado; Educação de Surdos; Adequação de material.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo narrar as experiências vivenciadas pelas professoras do Atendimento Educacional Especializado bilíngue–AEEb, nos atendimentos realizados aos alunos surdos com múltiplas deficiências do  Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos – CAP/INES. Segundo LEBEDEFF (2010), a partir das experiências visuais da surdez, há a necessidade de que, nos processos educativos que envolvam alunos surdos, sejam criadas estratégias ou atividades visuais. Nesse contexto, os objetivos específicos seguem evidenciando a importância do ensino da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS como primeira Língua (L1) e a Língua Portuguesa - LP como segunda Língua (L2), através de materiais lúdicos construídos e pensados especificamente para as necessidades dos alunos. Diante do contexto bilíngue de ensino, as vivências tomam como base a metodologia narrativa, de acordo com os autores FIORI; LYRIO; FERRAÇO (2012). Este estudo conta também com legislações pertinentes ao trabalho de profissionais/professores(as) do Atendimento Educacional Especializado – AEE.

PDF