Nessa edição da Revista Espaço, apresentamos um conjunto de trabalhos que, partindo de estudo documental em diferentes aportes teóricos, contribuem para uma revolução historiográfica que vem nos possibilitando conhecer e refletir sobre a educação de meninas e meninos surdos ao produzir outros olhares para o campo, não somente circunscrito à recorrente discussão de métodos educacionais em perspectiva linguística.
Nas páginas dessa Revista vamos conhecer estudos do perfil dos alunos do INES nas duas primeiras décadas de seu funcionamento, do movimento higienista na instituição, do perfil dos surdos e surdas no Brasil através dos Censos, o reexame do Congresso realizado em Milão no ano de 1880, a importância do Acervo do INES, a educação de surdos em Portugal e, por fim, reflexões acerca do intelectual ouvinte no movimento surdo brasileiro.
Que possa a leitura desse dossiê contribuir para a expansão de temas a serem investigados na perspectiva de estudos documentais e que façam emergir para a história, histórias de pessoas, das instituições, de debates, da educação de surdos e surdas.