A EDUCAÇÃO DE SURDOS EM PORTUGAL NO SÉCULO XIX E O PIONEIRISMO DO PADRE PEDRO MARIA AGUILAR: OS ALICERCES DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE
PDF

Palavras-chave

Comunidade Linguística; Educação Bilíngue; LDB; Libras; Surdos.

Resumo

A educação de surdos em Portugal teve início em 1823 com a fundação do Real Instituto de Surdos-Mudos e Cegos pelo professor sueco Per Aron Borg a convite do Rei D. João VI. Em 1828 Per Aron Borg regressa ao seu país natal ficando à frente do Instituto o seu irmão Joham Borg e depois o português José Crispim da Cunha, que não conseguiu evitar que em 1834 o Instituto fosse integrado na Casa Pia de Lisboa. A educação de surdos entrou em decadência por não haver em Portugal professores especializados nesta área de ensino e em 1860 a educação de surdos é oficialmente extinta. Todavia, após esta data, surgem algumas iniciativas particulares para responder às necessidades da população surda das quais destacamos a ação do Padre Pedro Maria de Aguilar cujo trabalho pouco divulgado foi dos mais inovadores em Portugal e na Europa de 1900 lançando as bases do que veio a ser chamado, 150 anos mais tarde, a educação bilíngue para alunos surdos.

PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Revista Espaço