A importância da legendagem em materiais didáticos bilíngues
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Palavras-chave

Acessibilidade; Legendagem; Educação de surdos; Materiais didáticos bilíngues.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo destacar a importância da legendagem em materiais audiovisuais para alunos surdos. Este trabalho é baseado nas experiências das autoras, que aprenderam a legendar durante a graduação presencial em Pedagogia (DESU/INES), no grupo de extensão Legendagem e Acessibilidade, e agora estão envolvidas na produção de materiais didáticos para o curso de Pedagogia EaD da instituição. Na produção dos principais materiais utilizados no curso, a legendagem é um recurso de acessibilidade, mas também favorece o aprendizado de Libras aos alunos ouvintes, tendo em vista que as aulas são sinalizadas, tornando os materiais inclusivos. De forma concisa, perpassa-se pela história da legendagem e pelos entraves do percurso educacional dos discentes surdos. Da mesma forma, aborda-se a importância dos materiais didáticos que potencializam a aprendizagem dos conteúdos. A educação bilíngue de surdos encontrou na modalidade educação a distância um lugar favorável para os surdos, pois proporciona uma melhor experiência visual por meio das videoaulas, tornando o processo educacional mais acessível e dinâmico. Além disso, garante o respeito à identidade e à cultura dos alunos surdos. A partir desse relato de experiência, evidencia-se a viabilidade das legendas como uma ferramenta pedagógica eficiente no ensino da língua portuguesa para alunos surdos.

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