Analisando o Dicionário de Sinais do Brasil para o ensino de história e cultura afro-brasileira
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Palavras-chave

Ensino; Libras; História Afro-Brasileira.

Resumo

Este trabalho surge a partir de inquietações que perpassam a identidade histórica, cultural e o viés profissional dos seus autores, buscando avaliar a eficácia do Dicionário de Libras na sala de aula, sua utilidade e impacto na conscientização e respeito pela herança afro-brasileira e, dessa forma, contribuir com o ensino dos estudantes Surdos e com a atuação de tantos outros profissionais envolvidos nesse processo. Buscar-se-ão, nesta reflexão, após análise da Lei no 10.639/2003, artigos publicados que tenham a mesma relação com a legislação e a principal fonte documental de pesquisa de sinais em Libras (Língua Brasileira de Sinais), isto é, o Dicionário de Sinais do Brasil. Pretende-se, assim, desvelar e oferecer uma ponte entre duas dimensões cruciais da educação brasileira: a valorização da herança cultural afro-brasileira e a inclusão de pessoas Surdas, buscando, então, refletir e reforçar a possível necessidade de atualização de tal fonte para que contribua da melhor forma no ensino dos discentes Surdos acerca da História e Cultura Afro-Brasileira. Além disso, ressaltar a importância de políticas educacionais que fomentem a acessibilidade e a diversidade cultural nas escolas, contribuindo para uma sociedade mais justa e igualitária.

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