Badminton em aulas de educação física para alunos surdos dos anos iniciais do ensino fundamental
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Palavras-chave

Badminton. Surdo. Educação Física Escolar. Educação bilíngue de surdos.

Resumo

O Badminton é considerado um esporte de rede que possibilita ampliar a cultura corporal dos alunos e trabalhar diferentes conhecimentos, movimentos e habilidades nas aulas de Educação Física, por meio de um esporte não tradicional da cultura brasileira. O objetivo do presente estudo foi relatar os desafios, estratégias e benefícios da aplicação do conteúdo Badminton nas aulas de Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental no Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (CAp/INES). Como paradigma de pesquisa, optou-se pela pesquisa qualitativa. Todavia, a fim de melhor atender aos objetivos propostos, realizamos um relato de experiência, uma vez que este possibilita maior aproximação e aprofundamento no cotidiano e nas experiências vividas pelos próprios sujeitos. O relato de experiência foi viabilizado por professoras de Educação Física dos anos iniciais do ensino fundamental (3° ao 5° anos) no CAp/INES. Os desafios encontrados foram: instalações precárias; compartilhamento dos espaços com outros professores; inclusão dos alunos surdos com múltiplas deficiências em uma modalidade complexa; nível motor, intelectual e linguístico diversificado. Conclui-se que, mesmo diante de desafios a criação de estratégias pelas professoras foram cruciais para o trato pedagógico do conteúdo Badminton que culminou com diversos benefícios para os alunos surdos dos anos iniciais do ensino fundamental do CAp/INES.

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