A formação profissional técnica do tradutor e intérprete de libras e as demandas de trabalho
PDF

Palavras-chave

Libras. Formação profissional. Intérprete. Tradutores

Resumo

Este trabalho tem como objetivo considerar a contribuição do Curso Técnico Subsequente em Tradução e Interpretação de Libras, realizado pelo Colégio Pedro II, Campus Niterói, na formação profissional do Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais - TILS. O estudo analisa o perfil dos estudantes atualmente matriculados, assim como sua relação com o mercado de trabalho. Em 2002 a Libras (Língua Brasileira de Sinais) foi reconhecida como meio legal de comunicação e expressão no Brasil. Contudo, somente em 2010 a profissão de TILS foi regulamentada através da Lei nº 12.319. Sendo assim, a forma de visualizar o Tradutor Intérprete de Libras está em construção. Com a profissionalização do TILS pela criação de cursos de formação, outras pessoas estão tendo acesso a essa área de atuação, além daquelas já ligadas à comunidade surda. Outrossim, o perfil heterogêneo dos estudantes do Curso Técnico Subsequente Tradução e Interpretação de Libras do Colégio Pedro II é composto por pessoas de diversos públicos, como pessoas que buscam uma formação profissional, estudantes da graduação, profissionais já formados e pessoas à procura de novas oportunidades profissionais. Diante do exposto, o trabalho relaciona a formação oferecida com o crescimento da demanda pelo profissional TILS que hoje é solicitado em variados ambientes sociais, bem como relaciona a relevância de um perfil estudantil diversificado com o alcance da Libras em diferentes ambientes.

PDF