A IMPORTÂNCIA DOS MATERIAIS ADAPTADOS NO ENSINO DO ALUNO SURDO E DEFICIENTE INTELECTUAL
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Palavras-chave

Inclusão. Surdo. Deficiência intelectual. Materiais adaptados.

Resumo

Este ensaio tem como objetivo considerar a importância dos materiais adaptados no ensino do aluno surdo com deficiência intelectual. Essa temática é relevante para o meio acadêmico devido à discussão e à problemática levantada na consolidação de políticas públicas na área da educação especial na perspectiva inclusiva, dos educandos surdos com condições associadas. Resolvemos adotar esta temática para o debate por sempre estarmos observando quando assessoramos as escolas e percebemos a falta do uso desses materiais no ensino do aluno surdo, sendo que o surdo tem como principal canal de aprendizagem a percepção visual e tátil, e a não utilização desses recursos acarreta grandes prejuízos em sua aprendizagem. Na educação de surdos com deficiência intelectual, exige-se que os professores tenham um olhar direcionado para novas estratégias e metodologias de ensino eficazes, que alcancem o aprendizado dessa clientela, considerando sempre uma educação bilíngue, fazendo uso de materiais visuais e diferenciados, levando sempre em consideração o tempo necessário de aprendizado do aluno. Dentre as fontes deste estudo, são privilegiados os documentos oficiais do MEC, a Constituição Brasileira de 1988, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394/96 e livros de autores na área da perspectiva inclusiva.

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