Resumo
Com o intuito de apresentar as lutas este trabalho visa a relatar e refletir sobre as experiências em atividades de letramento/alfabetização desenvolvidas em 2017 com aluno surdocego do primeiro ano do Ensino Fundamental em uma instituição filantrópica de uma cidade da região do Triângulo Mineiro. Teve como base certas teorias da ciência cognitiva, de Van Djik (1968), Vygotsky (1984), Damásio (2000), Street (2003), Semeguini-Siqueira (2006), que analisam alguns dos componentes primordiais para o desenvolvimento pleno da criança e que influenciam seus processos mentais, entre eles, a cognição, as emoções e a vontade, o letramento emergente e o letramento/alfabetização da criança sem deficiência e da criança surdocega. Considerando o nível de desenvolvimento e o perfil do aluno, foram utilizados para atividades de leitura textos do gênero literário que possibilitassem explorar os sentidos: paladar, olfato, e, sobretudo, o tato. Abordou-se, também, a parte motora para possibilitar o desenvolvimento de atividades escritas, num trabalho interdisciplinar. Para o desenvolvimento das atividades foram usadas diferentes formas de comunicação alternativa, de acordo com as possibilidades e necessidades do aluno surdocego. Como resultado, pôde-se constatar a importância da elaboração de material e recursos didático-pedagógicos que exploram os sentidos e, a necessidade da formação do professor mediador para estabelecer relações comunicativo-afetivas que levem o aluno surdocego a descobrir-se e, ao descobrir-se, descobrir o meio social que o cerca