v. 5: 5 - CONGRESSO INTERNACIONAL PARA O ESTUDO DE QUESTÕES DE EDUCAÇÃO E DE ASSISTÊNCIA DE SURDOS-MUDOS (SEÇÃO DOS OUVINTES)

					Visualizar v. 5: 5 - CONGRESSO INTERNACIONAL PARA O ESTUDO DE QUESTÕES DE EDUCAÇÃO E DE ASSISTÊNCIA DE SURDOS-MUDOS (SEÇÃO DOS OUVINTES)

Há muitos registros dos Congressos de Educação de Surdos que aconteceram ao longo dos séculos XIX e XX. O mais conhecido de todos é o que ocorreu em Milão no ano de 1880. Igualmente relevante por seus embates, por suas tensões e seus personagens, foi o Congresso realizado em Paris, no ano de 1900, nos dias 6, 7 e 8 de agosto. A leitura do conteúdo dos relatórios desse Congresso nos aproxima da complexidade dos temas abordados, e também da vontade daqueles sujeitos de traçar um caminho para melhor educar e socializar as pessoas surdas. A questão principal além da escolarização era o embate entre prática científica e prática de caridade. Participaram surdos e ouvintes de inúmeros Institutos de surdos, de vários países, inclusive do Brasil, representado pelo então diretor do Instituto Nacional de Surdos Mudos, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos, João Paulo de Carvalho e dos EUA, de Gallaudet, representado por Alexander Graham Bell.

Publicado: 2025-12-19

Edição completa