FÍSICA INCLUSIVA PARA E COM UMA LICENCIANDA SURDA: PRÁXIS DE TRANSFORMAÇÃO CURRICULAR NA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
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Palavras-chave

Currículo
Física
Surdez
Inclusão
Formação docente

Resumo

Recentes políticas públicas brasileiras relacionadas à inclusão de pessoas Surdas possibilitaram o aumento de sua
presença nos cursos universitários, gerando demandas por transformações nas práticas curriculares, de modo a tornálas mais efetivamente inclusivas. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo analisar uma totalidade de uma práxis curricular desenvolvida sob uma perspectiva bilíngue inclusiva com uma licencianda Surda campesina em um curso de Licenciatura em Educação do Campo, com habilitação em Ciências da Natureza. Essa práxis refere-se a atividades realizadas em uma disciplina de estágio supervisionado, que envolveram processos de ensino-aprendizagem de conteúdoscurriculares de Física sobre Oscilações e Movimento Harmônico Simples. As atividades foram analisadas a partir da Teoria da Atividade Cultural-Histórica, do modelo curricular de Akker e da perspectiva pedagógica de Paulo Freire, produzindo conhecimento posteriormente mobilizado para o (re)desenho curricular de uma disciplina de Física do curso, em uma perspectiva inclusiva para pessoas surdas

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