Resumen
A educação brasileira tem buscado valorizar a diversidade, e um dos grandes desafios nesse caminho é
aproximar a comunicação entre surdos e ouvintes. Para a comunidade surda, a Língua Brasileira de Sinais
(Libras) é a primeira língua, reconhecida legalmente desde 2002. No entanto, mais de uma década depois,
sua presença efetiva nas escolas ainda é rara — mesmo nas instituições inclusivas. Enquanto línguas estrangeiras como inglês e espanhol são obrigatórias para ouvintes, a Libras quase nunca é oferecida a esse público, mesmo podendo ampliar a interação e o respeito mútuo desde a infância. Este trabalho propõe justamente mudar essa realidade. Foi criado um material didático em Libras para ensinar um conteúdo de Ciências sobre “Mamíferos”, explorando, em vídeo, classificadores que representam o “ato de mamar”. Disponível gratuitamente no YouTube (https://youtu.be/ciMl74dU5s), ele busca tornar o aprendizado da Libras mais acessível e mostrar que, quando ciência e inclusão caminham juntas, todos ganham.
