UMA ANÁLISE DE INTERAÇÕES MEDIACIONAIS E MULTIMODAIS NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO QUÍMICO EM SALA DE AULA COM SURDOS
PDF (Portugués)

Palabras clave

Ensino de Química
Surdos
Multimodalidade
Mediação

Resumen

Este artigo analisa como ocorrem as interações e quais meios mediacionais são empregados na construção do conhecimento químico por surdos em sala de aula. A partir de um Estudo de Caso e da observação sistemática de aulas de Química para alunos surdos do Ensino Médio, foi possível observar de que forma uma docente versada em Libras empregava a visualidade para o ensinar os conceitos de Química. A comunicação em Libras era complementada por gestos e classificadores, e as atividades incluíam desenhos, preenchimento de lacunas e associações visuais. O trabalho em grupo, ajuda mútua e interações dialógicas se mostraram cruciais para a construção de sentidos. Modelos concretos tridimensionais também foram empregados para auxiliar o entendimento de conceitos abstratos. A multimodalidade visuoespacial, integrando múltiplos modos de representação, revelou-se essencial no ensino de Química para surdos, promovendo acessibilidade e participação ativa dos estudantes. 

PDF (Portugués)