TRAJETÓRIAS DE ESTUDANTES SURDOS NO NÍVEL SUPERIOR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES EM DISCIPLINAS COM CONTEÚDO DE MATEMÁTICA
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Palabras clave

Surdez; Matemática; Ensino Superior.

Resumen

O objetivo deste trabalho é apresentar o percurso acadêmico de estudantes surdos que cursam Matemática ou graduações nas quais haja disciplinas de Matemática. O acesso do público-alvo da Educação Especial tem sido garantido nas instituições de Ensino Superior, principalmente com a promulgação da lei de cotas para pessoas com deficiência. O direito à matrícula, entretanto, não assegura a permanência; assim, mostra-se relevante haver pesquisas que evidenciem a situação desses estudantes em termos de acessibilidade. Realizamos entrevistas semiestruturadas com quatro estudantes surdos e com um funcionário ouvinte do setor de acessibilidade da instituição pesquisada. A análise dos dados foi realizada com base na descrição dos perfis/ configurações sociais, destacando as categorias que nos permitiram comparações entre os participantes. Os resultados revelam uma universidade ainda majoritariamente construída com um perfil voltado aos alunos ouvintes, sendo necessário um alinhamento institucional às novas práticas inclusivas, com objetivo de uma formação universitária equânime.

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