Prática Psicomotora com Crianças Surdas e Outros Comprometimentos Um Estudo de Caso
PDF (Portugués)

Palabras clave

Desenvolvimento Infantil
Surdez
Psicomotricidade
Prática Psicomotora Aucouturier

Resumen

Este trabalho pretende discutir, a partir de um estudo de caso, a pertinência de um trabalho de Educação Psicomotora como agente facilitador do desenvolvimento psicomotor para as crianças do Serviço de Educação Infantil (SEDIN) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). A psicomotricidade, dentro dos princípios da Prática Psicomotora Aucouturier, está ligada ao período de maturação da criança, até 7 anos, no qual o psiquismo se constrói e se organiza a partir da ação. Possui princípios, filosofia, enquadre e materiais próprios que organizam uma prática, cujo objetivo é favorecer a comunicação, a criação, o prazer de pensar, o prazer de agir, ou seja, todos os processos simbólicos, auxiliando assim a maturação psicológica da criança. O estudo de caso teve como sujeito o menino T., com o qual trabalhamos ao longo do ano letivo de 2007, dentro dos princípios desta prática. T. apresenta um quadro compatível com a Síndrome de Charge, o que traz importantes obstáculos a seu desenvolvimento. Ao logo do trabalho vimos T. se desenvolver de maneira significativa, o que permite concluir que essa proposta é pertinente às demandas da criança surda e com outros comprometimentos.

PDF (Portugués)
Creative Commons License

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.

Derechos de autor 2020 Revista Espaço