ENSINO BI/TRANSLÍNGUE PARA/COM SURDOS: PROPOSTA DE ATIVIDADE DIDÁTICA
PDF (Portuguese)

Keywords

Ensino Bilíngue
Translinguagem
Educação com surdos
Libras
Língua Portuguesa escrita para surdos

Abstract

O presente artigo tem como objetivo contribuir com a práxis pedagógica, principalmente para aqueles docentes cujo contato com o surdo é incipiente. É preciso esclarecer que não se pretende oferecer fórmulas ou receitas, mas descortinar o universo da surdidade (Ladd, p. 3-4, 2013)/surdez e suas particularidades, de modo a auxiliar o professor a compreender os meandros de um trabalho de ensino de Libras e de língua portuguesa escrita. Temos, ainda, a intenção de deflagrar a importância de reflexão e ação sobre uma revisão necessária das práticas de ensino de línguas, no que se refere à educação para/com surdos na Rede Municipal do Rio de Janeiro. Em uma perspectiva de práxis, na ótica de Freire, (2021) entendemos que a reflexão e a ação dos homens sobre o mundo deve ser para transformá-lo. Assim, apresentamos a materialidade de uma proposta para ser utilizada como um material de suporte aos professores de alunos surdos, que se dá em forma de uma sequência didática voltada para esse alunado

PDF (Portuguese)