CONCEPÇÕES DISCENTES PERANTE O APRENDIZADO DA LIBRAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UMA PESQUISA-AÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFRJ
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Keywords

Língua Brasileira de Sinais
Formação docente
Bilinguismo
Currículo

Abstract

O artigo debateu o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na formação docente, objetivando compreender as concepções de estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Desenvolveu-se uma pesquisa-ação de perspectiva qualitativa cujos procedimentos metodológicos consistiram, inicialmente, no encaminhamento de um questionário aos participantes em relação à temática. Em um segundo momento, na realização de uma oficina de introdução à Libras como plano de ação e, sequencialmente, uma nova construção de dados por meio de questionário para avaliação dos efeitos da implementação do plano. A partir dos resultados, percebeu-se que o estudo permitiu, em pequena escala, um impacto direto no contexto analisado, oferecendo maior visibilidade à problemática discutida. Nesse viés, por meio da produção científica, acredita-se na potencialidade de transformações na formação pedagógica, a fim de tornar a sala de aula um espaço de acolhimento para todos os estudantes, considerados em suas particularidades.

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