OS SURDOS NARRANDO SEU TERRITÓRIO: UMA BREVE INCURSÃO
PDF

Palavras-chave

território
estudos culturais
estudos surdos
língua de sinais
território surdo

Resumo

Neste artigo é apresentada a análise a partir da questão norteadora: “existe povo sem território?”, tomando por base as narrativas e contribuições dos Estudos Surdos e Estudos Culturais, que nos ajudarão a desenvolver a discussão. Tomaremos alguns autores que pesquisam e conceituam território e territorialidade para somar com suas perspectivas. Aqueles que narram sua história, cultura e significações nos darão pistas e nós, com olhares atentos, analisaremos o que está nesse discurso. Os dados coletados foram extraídos dos recortes dos textos da dissertação de Cláudio Mourão “Território”
e do poeta Rimar Segala, que apresentou uma prosa poética em Libras “Território”. Os dados são materiais empíricos; neste caso, analisamos e descrevemos categorias territoriais: o que acontece? O que está sendo formado? O que tem se transformado nas vidas dos surdos? Será que eles “narram” que se deslocam no território? Os resultados de nossa análise, compartilhamos aqui neste artigo.

PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Revista Espaço