ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL DE LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO MUNICÍPIO DE IPORÁ, GOIÁS
PDF

Palavras-chave

Educação de surdos
Intérprete educacional
Interpretação simultânea Português/Libras/Português

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar fatores que interferiram na Interpretação Simultânea (IS) realizada em sala de aula, nas Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES). Realizamos uma pesquisa bibliográfica e um estudo de casos qualitativo no Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e na Universidade Estadual de Goiás (UEG). Os sujeitos da pesquisa foram duas Intérpretes Educacionais (IE) e dois acadêmicos surdos. A análise dos dados concluiu que a IS realizada em sala de aula não contemplou as informações transmitidas pelos professores, com a interferência de alguns fatores: falta de acesso aos materiais didáticos pelas IE, o desconhecimento dos termos específicos das diferentes áreas do conhecimento pelas IE e a relação de mediação entre os acadêmicos e as IE.  Apesar da quantidade significativa de omissões durante a IS das aulas, percebe-se que a atuação das IE constitui, para os acadêmicos surdos, um dos meios de acesso ao conhecimento mais utilizado.

PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Revista Espaço