Resumo
objetivo deste artigo é refletir sobre a demanda educacional do aluno surdo que ingressa no Ensino Superior, tendo como perspectiva a legislação vigente. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir dos seguintes temas: estudantes surdos; surdos no Ensino Superior; universitários surdos. Os achados desta pesquisa bibliográfica foram escassos, o que parece aumentar a necessidade de reflexões sobre o tema. Com base nisso, este material levanta questões sobre o papel do professor ouvinte diante de um aluno surdo em sala de aula, e o papel do profissional tradutor-intérprete de Libras no contexto acadêmico. Destaca a necessidade que ocorra um processo de reestruturação no ambiente educacional de forma que o aluno surdo se sinta acolhido e tenha o acesso assegurado, em igualdade de condições em relação aos demais alunos, tendo como objetivo sua permanência na trajetória acadêmica de forma
mais exitosa.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2020 Revista Espaço