Lideranças Intelectuais nos Caminhos da Autoria Acadêmica Surda
PDF

Palavras-chave

Autoria Acadêmica Surda
Doutores Surdos
Cultura Surda
Surdos no Ensino Superior

Resumo

Este artigo objetiva historicizar as trajetórias sociais das/os sete surdas/os pioneiras/os na conclusão do doutorado. Sabe-se que no período de transição do século XX para o século XXI, as pessoas surdas acessaram o processo de doutoramento e buscaram estratégias às demandas do movimento social surdo. Metodologicamente utiliza a reconstrução de trajetórias sociais, seguindo a pesquisa bibliográfica e documental de natureza qualitativa, orientada pelos conhecimentos da etnografia. Negocia-se junto às fontes pesquisadas o protagonismo e a autoria surda. Verifica-se, por meio das trajetórias sociais das/os doutoras/es surda/os, a construção de um projeto coletivo que focaliza a Educação Bilíngue/Intercultural e tem interesse em valorizar a língua, a identidade, a visualidade, a experiência de ser surdo, revelando compromissos da Autoria Acadêmica Surda.

PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Revista Espaço