Lideranças Intelectuais nos Caminhos da Autoria Acadêmica Surda
PDF (Portuguese)

Keywords

Autoria Acadêmica Surda
Doutores Surdos
Cultura Surda
Surdos no Ensino Superior

Abstract

Este artigo objetiva historicizar as trajetórias sociais das/os sete surdas/os pioneiras/os na conclusão do doutorado. Sabe-se que no período de transição do século XX para o século XXI, as pessoas surdas acessaram o processo de doutoramento e buscaram estratégias às demandas do movimento social surdo. Metodologicamente utiliza a reconstrução de trajetórias sociais, seguindo a pesquisa bibliográfica e documental de natureza qualitativa, orientada pelos conhecimentos da etnografia. Negocia-se junto às fontes pesquisadas o protagonismo e a autoria surda. Verifica-se, por meio das trajetórias sociais das/os doutoras/es surda/os, a construção de um projeto coletivo que focaliza a Educação Bilíngue/Intercultural e tem interesse em valorizar a língua, a identidade, a visualidade, a experiência de ser surdo, revelando compromissos da Autoria Acadêmica Surda.

PDF (Portuguese)
Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Revista Espaço