A Educação Musical para Alunos com Necessidades Especiais e as Possíveis Influências da Musicoterapia na ´Prática dos Educadores
PDF

Palavras-chave

Educação Musical
Educação Especial
Músicoterapia

Resumo

Este artigo apresenta uma parte da dissertação de Mestrado Educação Musical Especial: aspectos históricos, legais e metodológicos, concluída em julho de 2008 na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), que teve como objetivo central desvelar as concepções e abordagens da educação musical
para alunos com necessidades especiais nas escolas especiais do município do Rio de Janeiro. Os resultados da pesquisa de campo nos mostraram que existe uma ausência de professores de música nas escolas especiais e que o campo da educação especial não se configura como área de interesse para esses
professores. Trazemos para reflexão algumas questões referentes à prática pedagógico-musical dos professores que atuam com alunos especiais que, como observamos durante a pesquisa, apresenta uma abordagem clínica e se confunde com a prática da musicoterapia.

PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Revista Espaço