Avaliação do Vocabulário de Crianças Surdas Inseridas no Contexto Educacional da Pré-Escola do Instituto Nacional de Educação de Surdos
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Palavras-chave

Vocabulários
Desenvolvimento da Linguagem
Surdez

Resumo

capacidade de se comunicar usando a linguagem verbal é um dos aspectos que distinguem os seres humanos dos demais seres viventes. A presente pesquisa tem como objetivo avaliar o vocabulário expressivo de alunos surdos, matriculados na educação infantil, usuários da Língua Brasileira de Sinais (Libras), analisando em quais campos conceituais os educandos apresentam maior domínio de nomeação e identificam os processos por eles utilizados. A pesquisa utilizada para a realização deste trabalho foi um estudo transversal descritivo. A amostra foi composta por 17 alunos, matriculados na pré-escola do Serviço de Educação Infantil, do Instituto Nacional de Educação de Surdos - MEC localizado à Rua das Laranjeiras, 232, no bairro de Laranjeiras, Rio de Janeiro, com diagnóstico de surdez neurossensorial severo profunda, divididos em dois grupos com idades entre 5 e 9 anos e 11 meses, de ambos os sexos.

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