Prática Psicomotora com Crianças Surdas e Outros Comprometimentos Um Estudo de Caso
PDF

Palavras-chave

Desenvolvimento Infantil
Surdez
Psicomotricidade
Prática Psicomotora Aucouturier

Resumo

Este trabalho pretende discutir, a partir de um estudo de caso, a pertinência de um trabalho de Educação Psicomotora como agente facilitador do desenvolvimento psicomotor para as crianças do Serviço de Educação Infantil (SEDIN) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). A psicomotricidade, dentro dos princípios da Prática Psicomotora Aucouturier, está ligada ao período de maturação da criança, até 7 anos, no qual o psiquismo se constrói e se organiza a partir da ação. Possui princípios, filosofia, enquadre e materiais próprios que organizam uma prática, cujo objetivo é favorecer a comunicação, a criação, o prazer de pensar, o prazer de agir, ou seja, todos os processos simbólicos, auxiliando assim a maturação psicológica da criança. O estudo de caso teve como sujeito o menino T., com o qual trabalhamos ao longo do ano letivo de 2007, dentro dos princípios desta prática. T. apresenta um quadro compatível com a Síndrome de Charge, o que traz importantes obstáculos a seu desenvolvimento. Ao logo do trabalho vimos T. se desenvolver de maneira significativa, o que permite concluir que essa proposta é pertinente às demandas da criança surda e com outros comprometimentos.

PDF
Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 Revista Espaço