Resumo
O presente artigo tem por objetivo refletir sobre a necessidade do aprendizado e suas dificuldades na disciplina de Geografia na
Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela criança surda, bem como da importância desse conteúdo na Escola Estadual Especial de Ensino Médio Helen Keller. Assim, analisar questões que deixam docentes – quanto à sua posição de profissionais da Educação –aflitos quanto à falta da Libras no processo de aprendizagem de alunos surdos. Dessa forma, utilizaram-se os conceitos como a Libras, aprendizagem, disciplina de Geografia e seus conceitos, além de sujeito surdo como base desta pesquisa. Para tanto, foram consultados autores como Vesentini (1992); Santos (1996); Kimura (2010); Quadros (2006); Dalcin (2005) e Garcia (2009). Na tentativa de orientar os docentes na possível resolução de alguns problemas cotidianos que ocorrem em sala de aula e de suas correlações juntamente aos alunos surdos, fez-se uso de pesquisa qualitativa de investigação bibliográfica, em que foram analisados livros, artigos, teses e monografias relacionados ao tema investigado e alunos do Ensino Médio da referida escola na disciplina Geografia. Isso posto, este trabalho convida à atitude reflexiva pelo(a) professor(a) enquanto mediador(a) da Educação e condutor do surdo à cidadania eficaz. Ter uma atitude de escuta e respeito pelo surdo e a língua dele poderá proporcionar um caminho mais fácil rumo à aprendizagem dele na disciplina de Geografia