OS DESAFIOS DE UM ALUNO SURDO COM SÍNDROME DE USHER NO ATENDIMENTO DO CAS/FCEE: A VISÃO DA PROFESSORA DE BRAILLE E DA PROFESSORA DE PORTUGUÊS
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Palavras-chave

Surdocegueira. Síndrome de Usher. Ensino/Aprendizagem.

Resumo

Este trabalho é um estudo de caso que relata a experiência de duas professoras do AEE, no ensino de Língua Portuguesa e do Braille, realizado no CAS, Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez da FCEE – Fundação Catarinense de Educação Especial no Estado de SC, relativo ao ano de 2021. O objetivo principal deste texto é relatar um pouco da trajetória de vida de um educando, as dificuldades enfrentadas pela sua família em receber um diagnóstico preciso, bem como entender e aceitar o laudo. Muitos anos se passaram e somente este ano, com o diagnóstico se mostrando presente no dia a dia do educando, sua família compreendeu a importância do ensino-aprendizado direcionado para este sujeito como sendo surdocego. Dessa forma, para a produção de nosso texto, iniciamos buscando referenciais que nos explicassem o que é a Síndrome de Usher para melhor entendermos sobre o tema. Após, apresentamos um compilado de informações retiradas do prontuário do aluno, matriculado e frequentando o AEE Surdocegueira do CAS/FCEE. Os próximos momentos são os relatos de vivências, experiências e percepções das professoras e, finalmente, chegamos às considerações finais. Tudo isso, baseadas em autores citados ao longo deste artigo, pois foram buscadas referências renomadas tanto para o desenvolvimento de um bom trabalho com o educando como para embasarmos o nosso relato. Para encerrar nossa escrita, refletimos sobre o fato de sabermos que não conseguimos alcançar o que foi perdido, porém estamos reescrevendo a história educacional inclusiva deste sujeito, dentro do AEE – CAS/FCEE e reforçamos a importância de atendimentos específicos para educandos com tal deficiência.

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