SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS – LABORATÓRIO DE LÍNGUAS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNO SURDO COM PARALISIA CEREBRAL

Resumo

O presente artigo visa relatar a experiência 
da professora especialista Tálita Cavalcanti 
Pergentino dos Anjos, na escola de Educa
ção Estadual 11 de Agosto, localizada no 
Município de Aracaju, no segundo semes
tre de 2017, com o objetivo de contribuir 
com a construção de conhecimento nesta 
área de atuação. Por ser uma unidade de 
ensino com matrícula acima da média de 
alunos surdos, surgiu a necessidade da im
plantação do Laboratório de Línguas para 
a Sala de Recursos Multifuncionais. A ex
periência aqui relatada refere-se ao desen
volvimento do Plano de Atendimento In
dividualizado – PAI, para um jovem surdo, 
com paralisia cerebral que não possui mo
bilidade e autonomia comunicativa com as 
mãos e desta forma comunica-se por meio 
da Libras com o pé. Nesta proposta, além 
da aquisição de vocabulário em Libras bus
cou-se também o aprendizado da Língua 
Portuguesa na modalidade escrita. Foi 
possível observar os avanços na produção 
escrita do aluno, bem como a ampliação 
do seu vocabulário em Libras. Tais avanços 
são percebidos ao longo dos encontros re
alizados no Laboratório de Línguas e ficam 
evidentes quando ao fim do semestre os 
alunos conseguem apresentar em Libras 
os conhecimentos adquiridos, fazendo uso 
de novos sinais, bem como em suas pro
duções textuais, nas quais já faz uso de 
componentes gramaticais trabalhados nas 
aulas.

PDF