Resumo
O presente artigo visa relatar a experiência
da professora especialista Tálita Cavalcanti
Pergentino dos Anjos, na escola de Educa
ção Estadual 11 de Agosto, localizada no
Município de Aracaju, no segundo semes
tre de 2017, com o objetivo de contribuir
com a construção de conhecimento nesta
área de atuação. Por ser uma unidade de
ensino com matrícula acima da média de
alunos surdos, surgiu a necessidade da im
plantação do Laboratório de Línguas para
a Sala de Recursos Multifuncionais. A ex
periência aqui relatada refere-se ao desen
volvimento do Plano de Atendimento In
dividualizado – PAI, para um jovem surdo,
com paralisia cerebral que não possui mo
bilidade e autonomia comunicativa com as
mãos e desta forma comunica-se por meio
da Libras com o pé. Nesta proposta, além
da aquisição de vocabulário em Libras bus
cou-se também o aprendizado da Língua
Portuguesa na modalidade escrita. Foi
possível observar os avanços na produção
escrita do aluno, bem como a ampliação
do seu vocabulário em Libras. Tais avanços
são percebidos ao longo dos encontros re
alizados no Laboratório de Línguas e ficam
evidentes quando ao fim do semestre os
alunos conseguem apresentar em Libras
os conhecimentos adquiridos, fazendo uso
de novos sinais, bem como em suas pro
duções textuais, nas quais já faz uso de
componentes gramaticais trabalhados nas
aulas.