Resumo
A educação de alunos surdocegos é uma área que requer atenção especial, pois a surdocegueira é uma condição única e não pode ser desmembrada por apenas surdo ou apenas cego. O presente trabalho tem como objetivo definir as características de um aluno surdocego e o estudo de caso de um aluno com essa condição, matriculado no sétimo ano do fundamental, o qual passa por uma série de testagens para encontrar a melhor maneira de adaptar materiais para uso durante a sua aprendizagem. O método utilizado foram as análises das obras de autores que estudaram sobre a surdocegueira e o estudo de caso, relatando a experiência observada. Verificamos que, para o caso do aluno em questão, os materiais a que ele mais se adaptou foram com o uso do plano inclinado e a ampliação do material com espaçamento, assim como também percebemos que apesar desse aluno ter se identificado nestas condições, outros alunos não serão iguais, devendo fazer novas adaptações. Consequentemente, a partir das testagens efetuadas, podemos definir metodologias mais acessíveis para esse aluno a fim de que ele consiga fazer sua aprendizagem de forma satisfatória.