REPRESENTAÇÕES SOBRE O ALUNO SURDO NA REVISTA “NOVA ESCOLA”: UM ESTUDO PILOTO
PDF

Palavras-chave

Educação de Surdos. Aluno surdo. Segunda Língua. Representações. Linguística Sistêmico-Funcional.

Resumo

Este estudo visa mostrar resultados de um  estudo piloto realizado em um projeto de iniciação científica do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES/MEC), que pretendia analisar as produções escritas de graduandos surdos e as representações que veículos de comunicação fazem desses alunos, não apenas os do ensino superior. O estudo se justifica pela importância que a revista “Nova Escola” tem no meio acadêmico, sendo utilizada como fonte de informações para educadores atuantes em diferentes contextos educacionais. Com o suporte da Linguística Sistêmico-Funcional, a análise revela que apesar de trazer informações pertinentes sobre a educação de surdos, há estereótipos que se reforçam mediante as escolhas linguísticas responsáveis pelas representações dos alunos surdos. Espera-se que este estudo seja aprofundado, para ter-se uma análise mais detalhada dessas representações.

PDF