Resumo
O presente artigo objetiva fazer um panorama do oferecimento de disciplinas de escrita de sinais em cursos de Licenciatura em Letras Libras oferecidos em Instituições públicas e privadas de Ensino Superior do Brasil (IES). A intenção aqui não é investigar ou analisar como se dá a prática de ensino e os resultados de aprendizagem da escrita de sinais, mas traçar um desenho dos contextos de oferecimento do referido componente curricular nas licenciaturas em Letras Libras. Inicialmente, achamos importante verificar a quantidade de cursos de Licenciatura em letras Libras no Brasil, distribuídos pelas cinco regiões do país entre instituições públicas e privadas e considerando a modalidade (presencial ou EaD). Com base nesses dados, observamos quantas instituições oferecem a disciplina, em qual semestre (período letivo), o(s) componente(s) oferecido(s) e a carga-horária disponibilizada para a escrita de sinais. Por fim, verificaremos, a partir das ementas das disciplinas constantes nos Projetos Pedagógicos dos Cursos, quais conteúdos relacionados à escrita de sinais são indicados para o tratamento em sala de aula. Vale mencionar que nem todos os cursos disponibilizam as ementas para consultas públicas. Desse modo, os dados aqui tratados referem-se às ementas a que tivemos acesso.