Resumo
As práticas didáticas utilizadas pelos professores de surdos podem proporcionar
inúmeras possibilidades para o desenvolvimento da cognição dos alunos. Entendemos, que além de levar em conta sua diferença linguística no Atendimento
Educacional Especializado (AEE), é preciso propor novar formas didáticas a fim de
serem sujeitos mais participativos e criativos. Sobre isso, discutiremos com Eulália
Fernandes (2012), Neiva de Aquino Albres (2010), dentre outros. Este estudo teve
como objetivo principal analisar os elementos didáticos e as condições pedagógicas para os alunos surdos construírem seus conhecimentos, bem como a produção de um Guia de Apoio e Orientação ao Professor que atua com eles na Sala de Recursos Multifuncional. O desenvolvimento da pesquisa foi pautado na Pesquisa-ação onde utilizou-se a observação participante com registro em diário de campo e uma entrevista semiestruturada com duas professoras da Sala de Recursos Multifuncionais em duas escolas públicas da Baixada Fluminense. A reflexão do estudo apoiou-se na análise dos resultados a partir de quatro categorias adaptadas
segundo a proposta que o Ministério da Educação (MEC) propõe sobre os Momentos didáticos-pedagógicos para os alunos surdos. As categorias adaptadas foram:
Práticas didáticas no AEE em Libras para o seu desenvolvimento; Práticas didáticas no AEE em Libras para aprendizagem do português escrito; Práticas didáticas no AEE em Libras para aquisição dos conteúdos escolares; Os recursos e as estratégias usadas no AEE. Com a investigação da pesquisa, comprovou-se que as práticas didáticas oferecidas aos alunos surdos nesses atendimentos precisam ser ressignificadas, além do espaço da Sala de Recursos, no contexto de políticas públicas das secretarias de educação numa perspectiva bilíngue, na construção e
elaboração de recursos didáticos utilizados com eles e principalmente no desenvolvimento de sua cognição. Além da análise dos dados obtidos nesta pesquisa, foi produzido, como produto final, o Guia de Apoio e Orientação ao Professor, cuja intenção foi ser um instrumento para a ressignificação e a redescoberta de práticas didáticas críticas que contribuíram para ampliar o conhecimento em relação à aprendizagem dos alunos atendidos e atender à busca de recursos, apoio e informações didáticas.