Ensino de História para Surdos

Resumo

Este artigo origina-se de relato de prática de ensino desenvolvida em Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos de São Paulo, e tem por intuito contribuir com discussões e com práticas para o Ensino de História desenvolvidas em educação diferenciada, no nosso caso em escola específica (e bilíngue) para surdos. Assim, o mencionado trabalho é produto de uma Sequência Didática abordando a temática da Colonização da América Portuguesa entre os séculos XVI e XVIII, trabalhada com três 6ª séries (7º anos) do Ensino Fundamental do período matutino no ano de 2013, que contou com a somatória da experiência profissional do autor com o que foi concebido pelo mesmo por meio de leituras e formações na área. Além disso, fizemos uso de recursos visuais (filmes históricos, imagens, projeções, registros escritos, fotografias, mapas e objetos da cultura material) e das duas línguas, língua de sinais (Libras) e portuguesa na
modalidade escrita, de maneira intercalada e inter-relacionada, a fim de que os conceitos históricos fossem melhores explorados e apropriados pelos alunos surdos.

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