Resumo
Esta tese se organiza como uma discussão teórica sobre a realidade de professores Surdos no contexto atual. Focaliza a teorização sobre a constituição desses trabalhadores a partir do viés da Linguística Aplicada. Para essa realização, recupera conceitos sobre Território, Fronteiras, Espaços, Lugar, Mobilidade, para defender a situacionalidade de professores Surdos. Além disso, lança mão dos conceitos de Identidade, para defender a Identidade do Professor Surdo não como modulações, mas em constatação enquanto categoria de Surd@s Professores para a legitimidade do trabalho educativo. Finalmente, recupera os conceitos que envolvem o processo linguístico: Monoglossia; Heteroglossia; Bilinguismo; Diglossia; Língua Adicional; Multilinguismo; Translinguagem e Repertório Linguístico. Assim como o Processo Pedagógico; Alfabetização; Letramento; Multiletramentos; Multimodalidade; Multiculturalismo; Língua Adicional Pedagógica e Repertório Pedagógico. Consubstanciados, em Contexto(s) Pedagógico(s) e em Identidades Linguísticas, explicitam o papel da constituição desses Indivíduos/Sujeitos por meio dos aparatos de significação e seus impactos nas formas como eles foram/são, historicamente, marginalizados. Por isso, esta tese aponta caminhos para uma análise de contextos de ação de Surd@s Professores e das formas como suas práticas poderão ser interpretadas.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Copyright (c) 2024 Revista Espaço